O que eu penso: Curso Maquiador SENAC BH

Ei pessoal!

Tudo bem com vocês? Espero que esteja tudo bem.

Um dos assuntos controversos para muitos maquiadores é se vale a pena fazer um curso mais extenso nas instituições de estudo mais conhecidas nacionalmente – SENAC e Embeleze.

Sempre quis escrever sobre o assunto e hoje vou dar minha opinião sobre o curso que eu fiz – SENAC em Belo Horizonte.

Logo Senac

O curso de maquiador do SENAC tem 162 horas de carga horária, sendo 20 horas para negócios. Eu fiz no início de 2014 com a professora Karen Lommez (que eu acompanhava pelo blog MAC Maníaca).

Eu já atendia esporadicamente antes de fazer o curso, já tinha assistido muitos vídeos de maquiadores profissionais no Youtube e praticado em mim e nas amigas. Então porque fui fazer o curso no SENAC.

Fiz uma extensa pesquisa sobre os cursos disponíveis em BH e sempre o que indicavam era o SENAC. Outro fator importante que levei em consideração, foi que seu tiver interesse em trabalhar na TV, teatro ou cinema eu consigo me cadastrar na DRT (Delegacia Regional do Trabalho), o certificado do SENAC é o único (que eu tenho conhecimento) que é aceito para esse cadastro.

Logo no primeiro dia de aula recebemos o cronograma com as técnicas e quais os dias precisávamos de modelo. E arrumar modelo para quase dois meses de curso de segunda à sexta é a parte mais estressante do curso.

Em BH só precisamos ter o nosso instrumental (pincéis, plaqueta, espátula) e os descartáveis (algodão, haste flexível, demaquilante e outros). Todos os itens de maquiagem são fornecidos pela instituição (Catharine Hill e Payot).

Pincéis

A minha professora durante o curso demonstrou outros produtos bem conhecidos na internet para termos uma ideia de como usar e o que valia o investimento (por exemplo a linha Dermacolor da Kryolan).

Ah Fernanda mas e as técnicas ensinadas?

Pessoal as técnicas de olhos são desatualizadas sim, mas elas são a base de muitas técnicas que vemos ser usadas hoje. Uma delas é a tão famosa pálpebra luz. Como já comentei com algumas amigas maquiadoras eu consigo desenvolver a minha estética de maquiagem com base nas técnicas que aprendi no curso.

As técnicas de pele eu aprendi de tudo, pele jovem, madura, negra, masculina. Aprendemos como escolher o tom de base adequado, como corrigir as manchas e descolorações da pele, como corrigir uma pele negra que ficou acinzentada e muito mais.

A conclusão é a seguinte: eu indico sim o SENAC para quem está iniciando a carreira ou tem dúvidas sobre princípios básicos da maquiagem.

Por que?

Esses são os motivos que apresentei para uma pessoa há algum tempo atrás e que continuam os mesmos:

  1. Você vai estar em um intensivo de maquiagem durante dois meses onde suas forças são testadas.
  2. Durante esses dois meses tem um professor para refinar suas técnicas por um preço irrisório, se compararmos com o preço do curso com um maquiador.
  3. Além de maquiagem você tem aulas de negócio, como calcular seu preço, agregar valor, que é muito interessante para quem não tem background em administração.
  4. Os produtos não são os melhores mas isso ensina como se virar com o material que estiver disponível. Mas conheci outros produtos muito bons que a professora disponibilizou.
  5. A troca de experiência e conhecer outros profissionais é muito bom. Até hoje tenho contato e trabalho com algumas das minhas colegas.
  6. É como vivenciar um trabalho real porque você vai maquiar praticamente todos os dias do curso e vai conseguir perceber se é essa a profissão que você quer.

Aplicando máscara de cílios

Então se você quer se tornar um maquiador profissional, esquece esse mundo glamouroso que você vê na internet. Você precisa estudar muito, você trabalha nos finais de semana, muitas vezes até tarde da noite. Você encontra muitas pessoas que não valorizam seu investimento de tempo e dinheiro. Você fica chateado com quem se diz maquiador e cobra um preço ridículo. Você fica com a coluna doendo depois de um dia de trabalho.

Mas a melhor parte é ver sua cliente se olhar no espelho e se sentir bonita. Ajudar a aumentar a auto-estima de algumas. Dá poder a uma mulher que se sente enfraquecida. Participar de momentos únicos, como uma noiva que se emociona com seu visual para seu dia especial.

Se você quer essas alegrias se jogue e se dedique à profissão.

Eu amo ser maquiadora e a cada dia busco a excelência no meu trabalho.

Se quiser saber mais sobre o curso, deixe seu comentário, vou te responder com alegria. E se você já fez um curso no SENAC ou na Embeleze conta sua experiência nos comentários, vou amar saber.

Espero que tenham gostado e até o próximo post!

35 comments

    • Fernanda Coutinho
      Fernanda Coutinho says:

      Rosana eu não fiz o curso da Loreal, então não posso comparar. Me lembro que gostei muito do conteúdo na época que avaliei, mas não tinha como investir porque era bem mais alto o valor dique o do Senac.

  1. Débora says:

    Olá Fernanda, eu já tenho curso de maquiagem profissional feito com um maquiador aqui de BH. Estou procurando um curso nível um pouco mais avançado, você indica o SENAC nesta situação?

    • Fernanda Coutinho
      Fernanda Coutinho says:

      Oi Debora! Não indico, o curso do SENAC é básico.
      Você precisa ver em qual área quer aumentar seu conhecimento e buscar onde tem um curso bom

  2. Lene Silva says:

    Oi Fernanda muito bom seu post, qual o SENAC que vc fez o curso? vc tirou seu DRT? me conta qual os primeiros passos para tirar o DRT.

    • Fernanda Coutinho
      Fernanda Coutinho says:

      Oi Lene! Fiz no SENAC BH. Não tirei DRT porque não trabalho na área de TV, teatro ou cinema. Atendo maquiagem social e nessa área não é exigido o DRT.

  3. Magda Cardoso says:

    Boa tarde, Fernanda!
    Amei sua história da experiência vivida no SENAC.
    Sempre quis fazer um curso no SENAC, mas nunca deu para eu fazer, devido trabalhar fora.
    Mas alguns meses eu e minha Amiga Priscila estamos conversando a respeito de fazer um curso de maquiagem profissional, aí falei para a gente olhar no Senac e depois de ter lido sua experiência não tenho dúvidas, optamos por fazer no Senac.
    Agora é torcer para conseguirmos entrar no site e ter vaga para nos cadastrarmos
    Muito obrigada por compartilhar

  4. Jessica says:

    Fernanda, tenho interesse em fazer curso de ajto maquiagem! Vc da esse curso? Me envie as informaçoes por email por favor!!
    Obrigada

    • Fernanda Coutinho
      Fernanda Coutinho says:

      Jessica estou viajando. Volto domingo pra BH e te mando as informações. Me informe seu endereço de e-mail

  5. Alana de souza Rodrigues Santana says:

    Oi Fernanda além do senac vc tem indicação de algum outro local para quem ainda não sabe maquiar?Minha filha tem 14 anos e tem interesse na área
    Obrigada

  6. Priscila says:

    Fer, nunca tem o curso aqui no Senac de BH!
    Socorrrrrrro!!!
    Ah um bom tempo eu ligo e eles dizem não ter nenhuma previsão 😢

    • Fernanda Coutinho
      Fernanda Coutinho says:

      Priscila a última turma começou em Abril e termina em Junho, conforme o site do Senac. Essa turma antes de fechar eu vi que a inscrição é feita pela internet agora. Acompanhe a página Mg.senac.br pra ver as datas.

  7. Claudiane Helena says:

    Olá Fernanda boa tarde!!! Quero muito fazer o curso de maquiadora no Senac de BH mas queria fazer o quanto antes mas nunca abre vaga e sem previsão vc acha que eu devo esperar quero muito trabalhar na área,e queria um lugar excelente.

    • Fernanda Coutinho
      Fernanda Coutinho says:

      Oi Claudiane! Vi que há algumas semanas que agora a inscrição é online. Você acessou o site recentemente? Tem outras escolas legais em BH também. Procura pela Silvana Machado, Messi Jr., e outros.

  8. Rafaela says:

    Olá!

    Tudo bem?

    Estou indo morar em outro país em Junho! Gostaria de fazer um curso profissional de maquiagem. Ja fiz algumas aulas com maquiadores… Tenho uma certa noção! Você acha que esse curso seria indicado para mim? Poderia me indicar algum professor particular de maquiagem? Ou algum espaço que ensine de forma mais avançada?

  9. Nathalia says:

    Fernanda, eu quero muito iniciar o cursso mas estou em duvida a respeito de qual cursso eu devo escolher embeleze ou senac! Vc teria uma opiniao? Desde ja obrigada!

    • Fernanda Coutinho
      Fernanda Coutinho says:

      Nathalia,
      Você precisa pesquisar quem são os professores dessas instituições na sua região. Esse é o grande diferencial.
      Aqui em BH eu prefiro o Senac.
      Outro ponto importante é se você quer trabalhar com TV/Teatro/cinema precisa ter seu registro profissional
      , aí só o certificado do Senac é válido.
      Espero ter te ajudado, beijos!

  10. Lays says:

    Fernanda, você indica também pra meninas que só sabem o básico do básico em make? Porque como você disse, você já praticava um pouco.

    • Fernanda Coutinho
      Fernanda Coutinho says:

      Sim. Esse curso é muito bom pra quem sabe apenas o básico e quer ampliar seus conhecimentos para maquiar outras pessoas.

  11. Leslie says:

    Super bacana esse post. Sempre pensei em fazer algum curso de maquiagem e seu post me ajudou a conhecer que vale a pena o curso no Senac.
    Com moda é a mesma coisa, tem que esquecer o mundo glamuroso que as pessoas acham que é, na verdade trabalhar com moda tbm é muito exaustivo e tem que haver muito estudo, mas é uma coisa que eu amo fazer, assim como vc tbm ama sua profissão.
    Beijo linda, http://www.apenasleiteepimenta.com.br

  12. Ahh q tudo feh… sempre tive vontade de fazer.. mas infelizmente com a real crise financeira está sendo complicada… ainda tenho o interesse.. quem sabe um dia.. mas muito bom ter essas indicações e visões de quem já fez nas instituições… bjoooos

    • Fernanda Coutinho
      Fernanda Coutinho says:

      A crise realmente complica os investimentos. Mas dá uma olhada nas instituições da sua região porque a maioria delas parcela os cursos.
      Beijos!

  13. Blenda Moura says:

    Fer amei mesmo a sua experiência no SENAC nunca fiz esse tipo de curo, mas sua visão foi sincera, e como você disse as técnicas são desatualizadas mas dão espaço para a criatividade e serve de base, e sobre a profissão é isso mesmo, tem seus altos e baixos, mas a alegria de ver o cliente feliz supera, beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *